Aquela clara madrugada que
viu lágrimas correrem no teu rosto
e alegre se fez triste como se
chovesse de repente em pleno Agosto.
Ela só viu meus dedos nos teus dedos
meu nome no teu nome. E demorados
viu nossos olhos juntos nos segredos
que em silêncio dissemos separados.
A clara madrugada em que parti.
Só ela viu teu rosto olhando a estrada
por onde um automóvel se afastava.
E viu que a pátria estava toda em ti.
E ouviu dizer adeus: essa palavra
que fez tão triste a clara madrugada.
in O canto e as armas, D. Quixote, 2017, p. 61.
viu lágrimas correrem no teu rosto
e alegre se fez triste como se
chovesse de repente em pleno Agosto.
Ela só viu meus dedos nos teus dedos
meu nome no teu nome. E demorados
viu nossos olhos juntos nos segredos
que em silêncio dissemos separados.
A clara madrugada em que parti.
Só ela viu teu rosto olhando a estrada
por onde um automóvel se afastava.
E viu que a pátria estava toda em ti.
E ouviu dizer adeus: essa palavra
que fez tão triste a clara madrugada.
in O canto e as armas, D. Quixote, 2017, p. 61.
- tradução do poema para francês
Et la joie devint tristesse
Cette
aube ensoleillé qui
vit
des larmes couler sur ton visage
et
qui heureuse devint triste comme
s’il
pleuvait soudain en plein mois d’août.
Elle
seule vit mes doigts dans tes doigts,
mon
nom dans ton nom. Et elle vit
nos
yeux s’attarder, unis dans les secrets
que
dans le silence nous échangeâmes à l’écart.
L’aube
ensoleillée où je partis.
Elle
seule vit ton visage regarder la route
sur
laquelle s’éloignait une automobile.
Et
elle vit que la patrie tout entière était en toi.
Et
elle m’entendit dire adieu : ce mot
qui
rendit si triste cette aube ensoleillée.
a)
Apresentação da obra
E Alegre se fez triste é um soneto constituído por duas quadras e dois
tercetos. O seu esquema rimática é abab cdcd efg efg.
O
sujeito poético recorda o momento em que deixou a sua pátria, e quem amava
Notamos
vários recursos estilísticos: a personificação da madrugada que “de alegre se
fez triste”, que “ viu lágrimas correrem no teu rosto”; a antítese “e alegre se
fez triste”, “em silêncio dissemos”; a comparação “como se chovesse de repente
em pleno agosto”; a aliteração em “s” “ viu nossos olhos juntos nos segredos /
que em silêncio dissemos separados”; a metáfora “e viu que a pátria estava toda
em ti”
b) Justificação do título
O título deste
soneto corresponde também ao início do terceiro verso do poema e também
encontra um eco no último verso, este sendo muitas vezes considerado como a
chave explicativa do soneto.
“E alegre se fez
triste” é uma frase importante que resume, através de uma antítese, os
sentimentos opostos pelos quais passam o eu lírico e a amada, a alegria e a
tristeza, dois sentimentos tão fortes que a própria natureza, a própria
madrugada deixa de se sentir alegre para se sentir triste.
Esta frase e
este título dizem a dor da separação, da emigração e do exílio, a dor de todos
aqueles que partiram deixando atrás deles a(s) pessoa(s) que amavam e a sua
querida pátria sem saber quando as voltariam a ver, mas também a dor dos que
ficaram e que sentiram tristeza porque com “o automóvel [que] se afasta”
naquela estrada também se afasta quem lhe dava alegria...
A madrugada
torna-se uma espécie de testemunha desta separação dolorosa. Sente compaixão
por estes seres que a vida obriga a separarem-se e partilha os seus sentimentos,
o adeus de quem parte fazendo “triste a clara madrugada”.
Para mim, é este
o significado do título e acho que é um título particularmente bem escolhido
porque resume bem a mensagem do poema. É lindo, forte e muito sugestivo.
c)
Identificação da mensagem que o autor pretende veicular.
Através desta
situação particular expressa pelo sujeito lírico, esta cena em que um “eu” se
despede de um “tu”, certamente duas pessoas que se amam, como o sugerem as
imagens de ternura dos “dedos nos teus dedos”, dos “nossos olhos juntos nos
segredos”, é finalmente a separação de todos os casais, de todas as famílias
que evoca o poeta. É a dor universal dos que deixam quem amam, dos que deixam a
pátria, mas também a dor de quem fica, só.
Este poema
comove o leitor e de uma certa maneira revolta-o: situações políticas e
económicas levaram e levam ainda hoje a este tipo de situação, criando estas
cenas dolorosas. Podemos considerar que não é normal, que não é justo alguém
ter de deixar seus país e sua família.
d) Identificação
das características da emigração portuguesa.
Nesto soneto,
vários elementos podem apontar para o tema da emigração portuguesa.
Quando lemos
este poema, podemos recordar imagens que fazem parte da nossa história
familiar. Muitos de nós têm um bisavô, um avô ou um pai que também deixou sua
aldeia em Portugal, numa “madrugada, ”num “automóvel” (v. 11), e que viu
“lágrimas correrem” (v. 2) no rosto de seus pais, de sua esposa, de seus
filhos...
E quando a vida
permite a estes homens voltar de férias a Portugal, no lindo mês de “Agosto”
(v. 4) que tantas canções populares sobre a emigração portuguesa celebram, é no
fim deste mês de Agosto que surgem novamente estas dolorosas cenas de
despedida: o emigrante vé chorar e chora ao deixar a sua família e sua pátria
(v. 12). E mesmo se o sol brilha no céu de Agosto, é como se as lágrimas fossem
chuva, é “como se chovesse de repente em pleno Agosto” (vv. 3-4). E de repente
“ a alegria se faz tristeza”...
e)
Identificação da atualidade da mensagem.
Infelizmente, a
mensagem deste poema continua atual. Ainda, hoje muitos portugueses deixam
Portugal e partem para outros países à procura de melhores condições de vida,
de um melhor emprego ou de um emprego mais rentável. E esta situação atinge
igualmente outros países do mundo... Para alguns, não se trata só de deixar o
país mas de fugir para não morrer. De facto, alguns seres humanos têm que
deixar a sua pátria por causa da guerra, porque são perseguidos, porque a sua
própria vida está em perigo e partir é a única solução... Apesar disso, deixar
o solo que nos viu nascer e em que estão as nossas raízes é sempre uma
dilaceração, como o diz este soneto.
f) Esquematização das ideias da obra.
g) Escolher uma imagem caracterizadora da obra, da sua mensagem, da emigração.
h)Elaborar duas questões sobre a obra baseadas no conteúdo do cartaz
f) Esquematização das ideias da obra.
g) Escolher uma imagem caracterizadora da obra, da sua mensagem, da emigração.
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h)Elaborar duas questões sobre a obra baseadas no conteúdo do cartaz
1- Neste poema o sujeito lírico reflete sobre a pátria?
2- Neste poema a madrugada é personificada para testemunhar a morte de um casal?

2- Neste poema a madrugada é personificada para testemunhar a morte de um casal?
GR & HC
c)
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